A High Power através dos anos de experiência na Indústria executa projetos voltados à automação dos processos industriais que envolvem as áreas de mecânica, elétrica e tecnologias de automação. Com uma equipe de profissionais habilitados e certificados, somos capazes de fornecer soluções que integram as áreas de produção.
A Automação Industrial compreende o uso de soluções tecnológicas, como softwares, hardwares, máquinas eletromecânicas e equipamentos específicos, para automatizar e otimizar processos industriais.
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

NÍVEIS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Hoje, podemos olhar para o conceito de diferentes formas: Sua aplicação é vasta, podendo ocupar muito mais lugares do que o chão de fábrica e a atividade-fim da empresa. Em níveis globais, podemos considerar 4 tipos de automação:
● Automação operacional: máquinas e sensores inteligentes que monitoram a performance operacional, levantando dados que ajudem os gestores na tomada de decisão.
● Automação de controle: dispositivos programáveis (PLCs ou CNCs, por exemplo) inseridos em dispositivos, equipamentos e máquinas que então aplicam as lógicas operacionais em processos programados.
● Automação de supervisão: sistemas que monitoram os dados e leituras obtidos de sensores e controladores.
● Automação informacional: um sistema que integre todo fluxo de informações das outras camadas de automação industrial, de forma que as organize para facilitar o controle geral das operações.


Programação (CLP's, IHM)
Um dos componentes do processo de Automação Industrial, como consequência da inserção de tecnologia de Hardware e Software é a adoção de ferramentas de programação que tornam os processos produtivos mais eficientes pelo controle e monitoramento das rotinas e instruções. Entre as soluções desenvolvidas podemos destacar: Programação de CLP's (Controlador Lógico Programável), Programação IHM (Interface Homem Máquina).
No caso da Programação IHM, o recurso atua como mediador da interação entre um operador e um sistema de automação. Na indústria, ela geralmente é utilizada em linhas de produção e em máquinas de propósitos variados. Em um sistema de automação industrial típico, existe um CLP central responsável pela coleta de dados provenientes de sensores e demais dispositivos de campo. A função básica da IHM é acessar o CLP, ler os dados coletados e projetá-los de forma visual para que o operador do sistema possa tomar uma decisão com base na situação real da máquina ou do processo. Após tomar a decisão, o operador pode realizar um comando na IHM para que ela faça o caminho contrário, levando informações ao CLP para que ele, então, altere algum aspecto do sistema de controle.




Montagem de Quadros e Painéis
Os Quadros e Painéis Elétricos de Automação Industrial são estruturas montadas para atender as necessidades de distribuição de energia para o controle de máquinas, equipamentos, motores, drives, controladores, IHM's e ainda para acionamento de dispositivos. Os painéis e quadros podem ser classificadas em: Painéis de Distribuição, Painéis de Comando, Painéis de Controle de Processo e Painéis de Automação. Cada tipo é projetado à atender funções específicas, desde a distribuição de energia até a supervisão precisa de processos industriais. Ainda, sob o ponto de vista elétrico, os painéis podem ser:
-
Quadro geral de baixa tensão (QGBT)
-
Centro de controle de motores (CCM)
-
Painel elétrico de comando e controle
-
Painel elétrico industrial de distribuição
-
Painel para acionamentos
Instalações Elétricas, Mecânicas e Hidráulicas
Uma das qualificações da High Power na prestação de serviços à Indústria é, sem dúvida, seu Know-How em Instalações Industriais. Contando com corpo técnico qualificado nas áreas de Elétrica, Mecânica, Hidráulica e Pneumática, nossa abrangência envolve os processos completos de uma Implantação de chão de fábrica. Transferências, Desmontagem/Montagem de máquinas e equipamentos, adequações NR10/NR12, dimensionamento de cargas, comissionamento e startup, além de outras funções, fazem parte do Escopo de Serviço High Power.