top of page

A High Power através dos anos de experiência na Indústria executa projetos voltados à automação dos processos industriais que envolvem as áreas de mecânica, elétrica e tecnologias de automação. Com uma equipe de profissionais habilitados e certificados, somos capazes de fornecer soluções que integram as áreas de produção.

A Automação Industrial compreende o uso de soluções tecnológicas, como softwares, hardwares, máquinas eletromecânicas e equipamentos específicos, para automatizar e otimizar processos industriais. ​

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Evolução da Indústria

NÍVEIS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Hoje, podemos olhar para o conceito de diferentes formas: Sua aplicação é vasta, podendo ocupar muito mais lugares do que o chão de fábrica e a atividade-fim da empresa. Em níveis globais, podemos considerar 4 tipos de automação:

Automação operacional: máquinas e sensores inteligentes que monitoram a performance operacional, levantando dados que ajudem os gestores na tomada de decisão.


Automação de controle: dispositivos programáveis (PLCs ou CNCs, por exemplo) inseridos em dispositivos, equipamentos e máquinas que então aplicam as lógicas operacionais em processos programados.


Automação de supervisão: sistemas que monitoram os dados e leituras obtidos de sensores e controladores.


● Automação informacional: um sistema que integre todo fluxo de informações das outras camadas de automação industrial, de forma que as organize para facilitar o controle geral das operações.

Programação (CLP's, CNC, IHM)
Programação (CLP's, CNC, IHM)

Programação (CLP's, IHM)

Um dos componentes do processo de Automação Industrial, como consequência da inserção de tecnologia de Hardware e Software é a adoção de ferramentas de programação que tornam os processos produtivos mais eficientes pelo controle e monitoramento das rotinas e instruções. Entre as soluções desenvolvidas podemos destacar: Programação de CLP's (Controlador Lógico Programável), Programação IHM (Interface Homem Máquina).

No caso da Programação IHM, o recurso atua como mediador da interação entre um operador e um sistema de automação. Na indústria, ela geralmente é utilizada em linhas de produção e em máquinas de propósitos variados. Em um sistema de automação industrial típico, existe um CLP central responsável pela coleta de dados provenientes de sensores e demais dispositivos de campo. A função básica da IHM é acessar o CLP, ler os dados coletados e projetá-los de forma visual para que o operador do sistema possa tomar uma decisão com base na situação real da máquina ou do processo. Após tomar a decisão, o operador pode realizar um comando na IHM para que ela faça o caminho contrário, levando informações ao CLP para que ele, então, altere algum aspecto do sistema de controle.

Montagem de Quadros e Painéis

Os Quadros e Painéis Elétricos de Automação Industrial são estruturas montadas para atender as necessidades de distribuição de energia para o controle de máquinas, equipamentos, motores, drives, controladores, IHM's e ainda para acionamento de dispositivos. Os painéis e quadros podem ser classificadas em: Painéis de Distribuição, Painéis de Comando, Painéis de Controle de Processo e Painéis de Automação. Cada tipo é projetado à atender funções específicas, desde a distribuição de energia até a supervisão precisa de processos industriais. Ainda, sob o ponto de vista elétrico, os painéis podem ser:

  • Quadro geral de baixa tensão (QGBT)

  • Centro de controle de motores (CCM)

  • Painel elétrico de comando e controle

  • Painel elétrico industrial de distribuição

  • Painel para acionamentos

Instalações Elétricas, Mecânicas e Hidráulicas

Uma das qualificações da High Power na prestação de serviços à Indústria é, sem dúvida, seu Know-How em Instalações Industriais. Contando com corpo técnico qualificado nas áreas de Elétrica, Mecânica, Hidráulica e Pneumática, nossa abrangência envolve os processos completos de uma Implantação de chão de fábrica. Transferências, Desmontagem/Montagem de máquinas e equipamentos, adequações NR10/NR12, dimensionamento de cargas, comissionamento e startup, além de outras funções, fazem parte do Escopo de Serviço High Power.

bottom of page